Como surgiu a
Psicopedagogia?
A
psicopedagogia surgiu da necessidade de atender a crianças com problemas de
aprendizagem como uma forma de pre-educação escolar.
Hoje os
estudos estão muito desenvolvidos e os trabalhos, que inicialmente
confundiam-se com um reforço pedagógico (sem propiciar os resultados desejados)
mostram-se bem distantes desta visão.
Qual
o histórico da Psicopedagogia no Brasil?
A Psicopedagogia no Brasil enquanto área de atuação é
sustentada por referenciais teóricos, isto é uma práxis psicopedagógica .
É reconhecida academicamente através das produções
científicas materializadas em teses, publicações e reuniões científicas
organizadas pelo nosso órgão de classe Associação Brasileira de Psicopedagogia
e por outros órgãos representados pelos profissionais e áreas afins.
A formação é feita em cursos de especialização em
universidades públicas e particulares. Não há atualmente, portanto, como
desconhecer o papel relevante desta profissão que tem contribuído para a
integração de crianças, adolescentes e adultos que por diferentes razões estão
desarticulados do sistema escolar e de instituições onde a aprendizagem é o
centro.
Diferentemente dos primórdios do movimento educacional
preocupado em compreender as razões do insucesso das crianças na escola,
buscando apenas no aluno as respostas, a tendência contemporânea é considerar o
insucesso enquanto sintoma social e não apenas como uma patologia do aluno.
Hoje é inegável o reconhecimento da contribuição social e científica da
Psicopedagogia e dos Psicopedagogos na realidade brasileira.
Embora nossa referência seja a Psicopedagogia, enquanto
área de atuação preocupada com a questão da aprendizagem humana, sabemos que
muitos são os estilos dos psicopedagogos, pois cada um os constrói a partir de
sua singularidade, a qual determina as diferentes opções pelos modelos e
referenciais teóricos. Entende-se que existe uma profunda relação e
entrelaçamento entre os aspectos teóricos, a formação e o modus operandi do
profissional.
Como não há uniformidade de modelos teóricos, não há uma
única práxis psicopedagógica.
O fundamental é desencadear a consciência do compromisso
na formação profissional. É a formação continuada que fundamenta a práxis
psicopedagógica.
Para que o tripé modelos teóricos/ formação/ modus
operandi se sustente, hoje é preciso fazer uma distinção entre legitimidade e
legalização. A legitimidade da Psicopedagogia enquanto praxis e do
Psicopedagogo enquanto profissional, já foi alcançada.
É preciso agora legalizar/oficializar através de leis o
que já está legitimado.
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