Como é o atendimento psicopedagógico clínico ?
O tratamento deve estar voltado para a construção do conhecimento, e não
para o produto final. São utilizados diversos recursos pelo psicopedagogo, tanto para o diagnóstico, quanto para a intervenção:
dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e outras maneiras
que serão descobertas no decorrer dos atendimentos.
O psicopedagogo tem informação para orientar pais e professores, ser o mediador de todo o processo e,
assim, ir além da junção do conhecimento do psicólogo e pedagogo.
É com o apoio e intervenção adequada de um psicopedagogo que a pessoa pode ter sucesso na vida
escolar e social, e progredir em carreiras bem-sucedidas, em cargos de
destaques, ao longo da vida. A partir do estudo da origem da dificuldade
em aprender, o psicopedagogo desenvolve atividades que estimulam as
funções cognitivas que não estão ativadas no paciente e a questão afetiva e
social. O psicopedagogo contribui para a construção da
autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como me
relaciono com o saber”. Durante as sessões com o psicopedagogo,
os recursos como jogos, livros e
computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do
paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e
conflitos em relação ao aprender. O psicopedagogo tem a função de auxiliar o indivíduo
que não aprende a se encontrar nesse processo, além de ajudá-lo a desenvolver
habilidades para isso.
Muito importante as informações deste blog me ajudou a tirar diversas dúvida muito obrigada.
ResponderExcluirQue bom que pode te ajudar, fique a vontade para compartilhar conosco suas experiencias aqui no blog.
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